Em um passo decisivo para beneficiar milhões de trabalhadores, o governo brasileiro vai facilitar a portabilidade de até 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado. A partir de hoje e até novembro, os funcionários com registros em carteira poderão migrar seus contratos para o app Crédito do Trabalhador, oferecendo uma maneira simples e acessível de gerenciar suas finanças pelo celular.
Esse avanço é especialmente importante para aqueles cujos contratos foram firmados com empresas que, no passado, estabeleciam parcerias com bancos para possibilitar descontos diretamente na folha de pagamento. No modelo anterior, os trabalhadores estavam limitados a operar apenas com a instituição financeira vinculada ao seu empregador, mas essa restrição será eliminada em novembro, tornando o processo mais ágil e competitivo.
Com a nova plataforma, mais de 70 instituições financeiras terão acesso ao perfil dos trabalhadores, permitindo uma oferta de crédito mais justa e com juros reduzidos. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), espera-se que o volume total de crédito consignado privado ultrapasse os R$ 120 bilhões este ano, um sinal claro da movimentação no setor.
Desde junho, já era possível realizar a portabilidade de operações antigas, mas apenas através de aplicativos ou agências. Agora, a partir da migração facilitada pela Dataprev, que desenvolverá a plataforma, o processo se tornará ainda mais intuitivo e acessível pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site correspondente.
Este é apenas o início de uma revolução nos serviços financeiros para trabalhadores CLT. A nova modalidade de consignado, conhecida como Consignado para CLT, já emprestou R$ 27,8 bilhões a quase 4 milhões de pessoas, com uma média de juros de 3,58% ao mês. Vale destacar que cerca de 60% dessas operações atendem a empregados que recebem até quatro salários mínimos.
Como funciona? O trabalhador só precisa autorizar o compartilhamento de seus dados no aplicativo, e em até 24 horas receberá diversas propostas de crédito. Com essa agilidade, ele poderá escolher a melhor opção, que terá as parcelas descontadas diretamente de sua folha de pagamento, comprometendo até 35% da renda mensal.
O processo de portabilidade também foi simplificado. Para solicitar, basta que o trabalhador: verifique se o novo banco oferece o consignado para CLT, acesse os canais digitais da instituição desejada, e a partir de 21 de agosto, utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A nova instituição cuidará da quitação da dívida anterior, fazendo a transição de forma automática e transparente.
Agora que você conhece as mudanças importantes que estão chegando, que tal compartilhar sua opinião? Estamos curiosos para saber como você vê essa nova fase do crédito consignado. Comente abaixo!