O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou em uma cerimônia em São Paulo, a influência positiva de Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, nas recentes negociações sobre tarifas de exportação impostas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil. Com suas palavras, Haddad ressaltou a importância de ter alguém que defenda os interesses nacionais com dignidade e respeito.
“Alckmin tem dado um show de dignidade nas tratativas do Brasil com os Estados Unidos”, afirmou, enfatizando que a representação do Brasil precisa ser forte e assertiva. Ele acredita que o respeito internacional é fundamental para atrair turistas e investimentos, essenciais para o potencial do país.
Haddad também falou sobre o turismo no Brasil, associando seu progresso a uma economia mais justa. “Quando o turismo vai bem, é sinal de que as famílias estão cumprindo suas obrigações financeiras e, consequentemente, abrindo espaço para o lazer”, ressaltou, indicando que um aumento no turismo é um reflexo de uma diminuição na taxa de desemprego e um crescimento na renda, especialmente para aqueles que recebem de quatro a cinco salários mínimos.
“Crescer 3% ao ano é essencial, mas crescer com justiça social é ainda mais importante. Quando o trabalhador vê aumento de renda, isso sinaliza um futuro promissor”, acrescentou.
O Salão do Turismo, que ocorreu sob a temática de Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade, é a maior vitrine do setor no Brasil. Esse evento une representantes de todas as 27 unidades federativas, promovendo a cultura, gastronomia e os destinos turísticos do país. Com o apoio do Ministério do Turismo, o salão visa valorizar experiências e roteiros nacionais, impulsionando a economia e democratizando o acesso a viagens.
Geraldo Alckmin, em suas considerações, enfatizou que o turismo não só promove saúde e bem-estar, mas também é um grande gerador de empregos. “Turismo é saúde”, disse, ressaltando como o contato com a natureza e o lazer são essenciais para o ser humano.
“A melhor maneira de estimular o turismo é melhorando a renda do povo, para que as pessoas possam viajar e conhecer”, concluiu.
O crescimento do turismo no Brasil se reflete nos números: em 2024, o país testemunhou um aumento significativo na chegada de turistas estrangeiros, superando os índices de quando sediou a Copa do Mundo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, apontou que serão mais de 10 milhões de turistas estrangeiros até 2025, um marco histórico.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, corroborou que o Brasil está vivendo o melhor momento do turismo com um crescimento de mais de 10% no turismo nacional e de 12% no internacional este ano. Ele destacou a relevância de investir em aeroportos regionais para fomentar o turismo local, com planos de modernizar mais de 50 aeroportos nos próximos anos.
O envolvimento dos ministros e a união de esforços para valorizar o setor turístico representam não apenas uma resposta a desafios econômicos, mas uma visão otimista para o futuro do Brasil. Como você vê a importância do turismo para a economia nacional? Compartilhe sua opinião nos comentários!