O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento contundente à nação após uma série de ataques aéreos direcionados às instalações nucleares do Irã, no último sábado (21). Ao lado de figuras estratégicas como o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o vice-presidente, JD Vance, Trump afirmou que os bombardeios destruíram de forma “completa e total” a capacidade de enriquecimento nuclear do regime iraniano. “Este foi um ataque de alta precisão, com o objetivo claro de eliminar a ameaça nuclear e o terrorismo promovido pelo Irã”, enfatizou.
Em um tom solene, Trump deixou um claro aviso: “Ou haverá paz, ou a tragédia para o Irã será muito maior do que o que testemunhamos nos últimos dias”. Ele assegurou que, se Teerã não optar pela paz, os Estados Unidos continuarão seus ataques “com precisão, habilidade e velocidade”. Ao referir-se ao Irã, o presidente não hesitou em chamá-lo de “valentão” do Oriente Médio, relembrando que há 40 anos o país proclama “morte à América e morte a Israel”. “Agora, estamos quebrando suas pernas com essas bombas”, declarou.
Trump também fez questão de parabenizar o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, junto aos exércitos americano e israelense, ressaltando que “nenhuma outra força armada no mundo poderia realizar essa operação”. Para esclarecer mais sobre os ataques e delinear os próximos passos, o governo americano programou uma coletiva de imprensa no Pentágono para este domingo.
O que você acha sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre os desdobramentos dessa tensa situação no Oriente Médio.