25 julho, 2025
sexta-feira, 25 julho, 2025

HMI investe em qualidade de vida de seus funcionários, com ginástica laboral

Compartilhe

Procurando investir na qualidade de vida dos funcionários do Hospital Municipal de Itamaraju, a Secretaria municipal de saúde por meio da diretoria do hospital e colaboradores colocaram em prática em 2015 o projeto de ginástica laboral.

itamaraju - in - hmi - 2015-01.26-1

O Itamaraju Notícias visitou o HMI e conversou com a Diretora do hospital Cristina Moreau e com educador físico Danilo Lima e seus parceiros, Géssica e Ana Paula.

A ginástica laboral é a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho para promover a saúde dos servidores, evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais como asma, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. 

Especialistas em medicina notaram que o esforço repetitivo ou a falta dele (como trabalhar em frente ao computador por muitas horas) deixa a pessoa muito cansada, e que ao fazer uma pausa e mudar aquilo que está fazendo é muito saudável para a empresa e funcionários. 

O educador físico Danilo Lima responsável do projeto da Ginastica Laboral no HMI   acompanha de perto os colaboradores e o resultado no ambiente de trabalho Hospitalar. 

itamaraju - in - hmi - 2015-01.26-2

Para Danilo a ginástica laboral, assim que aplicada, proporcionará maior flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade, resistência aos funcionários e a parte social será favorecida, pois haverá melhorias no relacionamento e trabalho em equipe.

Gessica Marciano, outra colaboradora no projeto afirmou que a questão psicológica também ganhará pontos positivos, porque com a prática dos exercícios haverá melhorias na autoestima, motivação para novas rotinas, combate de tensões e o aumento da atenção e concentração logo serão notados além do funcionário se manter disposto durante toda jornada de trabalho. 

A funcionária da cozinha Josefa Ribeiro declarou que com a ginastica laboral ela percebeu uma melhora não apenas no ambiente de trabalho, mas em casa também, pois consegui melhorar sua alimentação e manter a disposição para realizar exercícios diariamente.

A ginastica laboral diminui também o número de queixas, acidentes e lesões.

itamaraju - in - hmi - 2015-01.26-3

O projeto de ginastica laboral no HMI também melhora a imagem perante aos funcionários, mostrando-se atento à saúde deles vez que esse projeto mostra a evidente preocupação com seus funcionários. 

Principais Benefícios da Ginastica Laboral

  • Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;
  • Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;
  • Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
  • Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
  • Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;
  • Melhora da autoestima e da autoimagem;
  • Combate as tensões emocionais;
  • Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;
  • Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal;
  • Diminui afastamentos médicos, acidente e lesões;
  • Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;

Quanto ao meio empresarial os benefícios frequentes e evidentes são:

Para os funcionários:

  • Alívio do estresse;
  • Diminui o sedentarismo;
  • Aumenta a disposição para trabalhar;
  • Melhora o desempenho profissional;
  • Diminui as tensões acumuladas por causa do trabalho;
  • Previne lesões e doenças por movimentos repetitivos;
  • Diminui as fadigas visual, corporal e mental. 

– Para a empresa:

  • Redução do absenteísmo (funcionários que faltam no trabalho);
  • Aumento da produtividade;
  • Redução nos acidentes de trabalho;
  • Maior integração entre os funcionários. 

Pra você que quer praticar a ginastica laboral o Itamaraju notícias deixa um pequeno tutorial com exercícios básicos

IMPORTANTE: É sempre importante um acompanhamento de um especialista.

saude

Bom exercício e vida longa. 

1)      Estique seus braços para frente com as mãos entrelaçadas e segure-as por 10 a 20 segundos duas vezes

2)      De pé, estique as mãos entrelaçadas para cima e fique nesta posição por 10 a 15 segundos

3)      Segurando um dos braços pelo cotovelo, incline levemente seu corpo para o lado e fique nesta posição por 8 a 10 segundos de cada lado

4)      Repita a posição nº2 por 15 a 20 segundos

5)      Com as mãos abaixadas, levante e abaixe os ombros 3 vezes, cada vez com duração de 3 a 5 segundos

6)      Com as mãos atrás do corpo, segure a outra e alongue-a levemente para baixo por 10 a 12 segundos cada braço

7)      Junte as mãos na parte da frente de seu corpo e force-as levemente para baixo por 10 segundos

8)      Ainda na mesma posição, gire as mãos juntas para baixo por 10 segundos

9)      Sentado na cadeira, abaixe um braço e mantenha o outro esticado para cima, de 8 a 10 segundos cada lado

10)   Gire seu tronco para um lado e, com a ajuda da mão, segure sua perna que está cruzada na direção contrária e fique nesta posição por 8 a 10 segundos de cada lado

11)   Com as duas mãos na lombar, estique-se para frente, empurre-a levemente fique nesta posição por 10 a 12 segundos duas vezes

12)   Levante-se e sacuda as mãos por 8 a 10 segundos. 

Com esta simples ginástica, você já vai sentir-se bem mais disposto e revigorado. Fazer esta e outras ginásticas será essencial para sua vida. Pratique!

Por | Janaina Danese

Oferecimento: Farmacia & Drogaria ANA ROSA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você