A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) está em alerta. Com a implementação do tarifaço promovido pelos Estados Unidos, que entrará em vigor no primeiro dia do próximo mês, os impactos na inflação dos alimentos prometem ser profundos, afetando diretamente preços em bares, restaurantes e lanchonetes.
Os produtos mais vulneráveis a essa pressão incluem café, carnes, pescados e suco de laranja. De acordo com a Fhoresp, a produção de café pode ser drasticamente reduzida em até 30% nas exportações, resultando em uma elevação de cerca de 6% no preço interno. Em um cenário de recessão econômica, carnes bovina e suína, assim como pescados, deverão ser reajustados para acomodar os custos de produção cada vez mais elevados.
Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, não hesita em classificar a taxação imposta pelos EUA como um “franco ataque à cadeia do agronegócio brasileiro”. Ele ressalta a urgência de uma resposta diplomática que defenda os interesses do Brasil diante dessa situação crítica.
E você, o que acha das consequências do tarifaço americano para o nosso mercado? Compartilhe suas opiniões nos comentários!