19 setembro, 2025
sexta-feira, 19 setembro, 2025

Ídolo do Corinthians e jogador de Copa do Mundo, Renato Augusto anuncia aposentadoria aos 37 anos

Compartilhe

renato augusto

Na última quinta-feira (18), o meio-campista Renato Augusto anunciou um marco importante em sua vida: o fim da carreira como jogador profissional. Com 37 anos, ele compartilhava seus sentimentos em uma entrevista no programa “Abre Aspas”, do GE. Para ele, o momento é de dedicar mais tempo à família, assumindo o papel de pai e marido em tempo integral. “Chegou a hora de pendurar as chuteiras”, afirmou, deixando entrever um desejo de um “até breve” ao mundo do futebol.

Apesar do encerramento da carreira em campo, Renato não descarta seu futuro dentro do futebol. Ele mencionou a possibilidade de assumir funções técnicas ou administrativas, mas reafirmou a prioridade em aproveitar esse tempo com seus filhos. “Ainda não sei exatamente o que quero fazer. Quero entender o futebol de uma nova perspectiva e aprender sobre o lado administrativo e diretivo”, disse ele.

Revelado pelo Flamengo, Renato construiu sua trajetória, passando pela Europa e destacando-se no Corinthians, onde se tornou um ídolo. Em suas duas passagens pelo clube (2013-2015 e 2021-2023), ele disputou 243 partidas, balançou as redes 30 vezes e deu 45 assistências, conquistando grandes títulos, como o Campeonato Brasileiro de 2015.

Sua volta ao Parque São Jorge foi marcada por um retorno triunfante, onde em 116 jogos entre 2021 e 2023, anotou 15 gols e forneceu 19 assistências. Renato se tornou uma liderança em um time em reconstrução, destacando-se por sua técnica apurada e inteligência tática.

O Corinthians não deixou de exprimir sua gratidão. “O Sport Club Corinthians Paulista agradece e parabeniza Renato Augusto pela brilhante carreira. Desejamos sucesso em seus novos desafios fora dos gramados”, postaram em suas redes sociais.

Na seleção brasileira, Renato vestiu a camisa canarinho em 33 ocasiões, marcando seis gols. Ele foi fundamental nas eliminatórias para a Copa de 2018 e esteve presente no Mundial da Rússia. Também integrou a seleção olímpica que conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016.

O último ato de sua carreira foi no Fluminense, onde atuou em 36 jogos e marcou um gol antes da despedida. Mesmo em uma fase mais madura da carreira, Renato continuou a oferecer experiência e visão de jogo, características que o tornaram uma referência em todos os clubes por onde passou.

E você, o que achou da trajetória de Renato Augusto no futebol? Deixe seu comentário e compartilhe suas memórias sobre esse grande atleta.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você