21 agosto, 2025
quinta-feira, 21 agosto, 2025

Inauguração, novos espaços e mais: em que pé está a obra do TCA?

Compartilhe

TCA em obra

O Teatro Castro Alves (TCA), um dos ícones culturais da Bahia, está passando por uma grande transformação. Desde o incêndio ocorrido em 25 de janeiro de 2023, a requalificação do espaço não apenas promete novos ambientes para eventos, mas também um compromisso renovado com a acessibilidade e a sustentabilidade. Na manhã desta quinta-feira, 21, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou o local para verificar o progresso da obra, que já possui um cronograma otimizado, apesar de atrasos iniciais devido a questões técnicas.

Com um investimento de R$ 260 milhões, a terceira fase das obras está sendo executada em cinco frentes principais: acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade. O governador destacou que cerca de 50% do projeto já está concluído, com a previsão de entrega ocorrendo entre junho e julho de 2026. “Estamos seguindo de acordo com o cronograma. Acreditamos que até lá, a Bahia terá de volta um equipamento cultural essencial”, afirmou Rodrigues em coletiva de imprensa.

Antes mesmo da conclusão, um calendário de uso será apresentado para que o público possa conhecer as novas instalações do TCA, incluindo a Concha Acústica, a Sala de Coro e áreas externas reformuladas. “Teremos um espaço totalmente revitalizado, pronto para receber o público com mais qualidade e inclusão”, acrescentou.

“Teremos de volta o complexo totalmente funcionando: a Concha Acústica, a Sala de Coro, o teatro e essa parte externa.”

Rodrigues também reforçou o compromisso com a responsabilidade social e ambiental durante a execução das obras. “Estamos utilizando materiais que são menos inflamáveis e implementando soluções de captação de água e iluminação sustentável. Cada detalhe está sendo pensado para garantir um espaço seguro e acolhedor”, enfatizou, ressaltando a importância do silêncio e da acústica adequados para a funcionalidade do teatro.

O projeto de revitalização inclui novos espaços focados em acessibilidade. “Estamos garantindo que todas as pessoas possam desfrutar da cultura, de forma inclusiva e sustentável”, destacou o governador. Ele acredita que o novo TCA será um ponto de encontro para experiências culturais diversificadas, abrangendo desde obras clássicas até novas formas de arte.

“A fachada desse teatro é um ambiente de eventos. A parte externa e superior também será mais um novo espaço para receber eventos.”

Bruno Monteiro, secretário de Cultura e Turismo, destacou que a obra é uma combinação de grande porte civil com sensibilidade cultural. “Não se trata apenas de uma estrutura física, mas de um espaço que proporcionará qualidade aos eventos, protegendo a acústica e assegurando uma experiência única ao público”, comentou. A obra visa democratizar o acesso ao teatro, permitindo que mais pessoas se beneficiem das suas apresentações e da formação cultural.

Além de todos esses objetivos, o TCA se tornará um espaço de formação para novos talentos da cena cultural baiana. “Estamos criando um mundo de possibilidades que não só qualifica o espaço, mas também fortalece a cadeia produtiva do teatro na Bahia”, concluiu Monteiro.

O futuro do Teatro Castro Alves é promissor, e a expectativa é que ele volte a ser um símbolo de cultura e inclusão. Que tal compartilhar sua opinião sobre as melhorias previstas para o TCA? Estamos ansiosos para saber o que você acha!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você