Uma pesquisa recente do Ipsos-Ipec revela que 38% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ruim ou péssimo, enquanto 32% o avaliam como bom ou ótimo. Essa pesquisa foi divulgada na segunda-feira (22) e os respondentes que veem sua gestão como regular somam 28%.
Embora a avaliação negativa continue superando a positiva, houve uma leve melhoria em comparação com março, quando a desaprovação atingiu 40%. A popularidade de Lula apresentou um crescimento, passando de 24% para 32% neste último levantamento, o que aproxima sua avaliação dos índices de dezembro de 2025, quando estava em 29%.
A proporção de aprovação e desaprovação também apresentou mudanças significativas. Em março, 50% dos entrevistados desaprovavam Lula, enquanto apenas 43% o apoiavam. Já em junho, os apoiadores aumentaram para 44%, mas a desaprovação ainda se mantém em 50%. Essa oscilação positiva indica um leve retorno na imagem do presidente, mesmo que distante de seus índices históricos, como o pico de desaprovação de 55% atingido em junho do ano passado.
Ao longo do tempo, a avaliação de Lula tem flutuado, tendo registrado um pico de aprovação de 49% em março de 2024. A pesquisa do Ipsos-Ipec foi realizada entre 13 e 17 de junho com 2 mil pessoas, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
O processo de avaliação do governo é sempre um reflexo das expectativas e desafios enfrentados pelo país. Como você avalia essa situação? Participe da conversa nos comentários!