20 agosto, 2025
quarta-feira, 20 agosto, 2025

Irã condiciona negociações com EUA à responsabilização por ataques contra instalações nucleares

Compartilhe

Esmail Baqai, porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã

O Irã está estabelecendo um novo paradigma para as suas relações diplomáticas com os Estados Unidos, colocando a responsabilização pelos ataques a suas instalações nucleares como uma exigência fundamental para futuras negociações. Esmail Baqai, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, foi claro ao afirmar que a República Islâmica demandará compensação pela agressão militar que afetou seu programa nuclear pacífico.

“Em qualquer negociação futura, a responsabilização dos Estados Unidos será um ponto central”, enfatizou Baqai, reforçando que as conversações diretas com Washington estão fora de questão. O cenário atual é resultado de um ataque brutal que os Estados Unidos, junto com Israel, perpetraram em junho, afetando não apenas instalações nucleares, mas também áreas residenciais durante dias de conflito.

O ataque realizado em 22 de junho interrompeu as esperanças de diálogo que estavam em evolução desde abril, marcando um retrocesso significativo desde que os Estados Unidos se retiraram de um acordo nuclear em 2018. As ações combinadas, que visaram especificamente centros nucleares em locais como Fordo, Isfahan e Natanz, evidenciam uma escalada perigosa e um ambiente cada vez mais tenso.

Com as negociações de paz exatamente no ponto mais crítico, o futuro das relações entre o Irã e os Estados Unidos permanecerá incerto. Como os eventos se desenrolam, só o tempo dirá se a diplomacia será capaz de prevalecer sobre a retórica de guerra. O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você