27 julho, 2025
domingo, 27 julho, 2025

Itamaraju: Samu inova e realizará exame de eletrocardiograma dentro da ambulância

Compartilhe

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Itamaraju realizará nos próximos dias exame de eletrocardiograma dentro da ambulância. A análise dos dados será feita em tempo real por especialistas do Hospital do Coração de São Paulo (HCor).

samu22interno

O projeto de tele-eletrocardiografia digital é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o HCor e municípios de todo o Brasil.

De acordo com informações passadas pela Coordenadora do SAMU de Itamaraju Simone Gleyse, a unidade do município agora disponibilizará desse aparelho e a ambulância estará equipada em todos os atendimentos.
O tele-eletrocardiógrafo digital portátil é um aparelho capaz de transmitir o eletrocardiograma do paciente (via telefone e internet) para a central de telemedicina do Hcor. Os dados captados pelo eletrocardiógrafo, por meio dos eletrodos fixados no corpo do paciente, são transformados em sinal sonoro e transmitidos via celular para São Paulo.

Samu333interno

A equipe do hospital recebe os dados em formato de imagem. Feita a leitura das informações, elas são devolvidas também pelo celular, com laudo e sugestões de procedimento. Todo o processo é realizado, entre 5 e 10 minutos.

Simone ressaltou a importância do serviço e aponta que mesmo que a ambulância chegue ao hospital antes do laudo ser recebido, os socorristas e os médicos terão à sua disposição a opinião de um especialista.  “Podemos ainda entrar em contato com ele para discutir o caso, se necessário”, explica.

 samu444interno

“Estamos apenas aguardando o treinamento que será realizado pela equipe de Eunápolis que já tem experiência para iniciarmos a utilização desse serviço na base”, avisa.
A coordenadora ainda ressaltou os benefícios do novo serviço que garantirá rapidez no diagnóstico e no tratamento de infartos, possibilitando maior chance de sobrevida ao paciente.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você