16 agosto, 2025
sábado, 16 agosto, 2025

Jacarés de bronze são alvo de ladrões em monumento tombado no Rio

Compartilhe

Jacarés de bronze no Rio de Janeiro

No coração do Rio de Janeiro, um patrimônio cultural inestimável foi alvo de uma ousada tentativa de furto. As imponentes esculturas de bronze do Chafariz dos Jacarés, localizadas no Passeio Público, foram subtraídas em um ato que escandalizou a cidade. Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o monumento precisava urgentemente de proteção.

O vandalismo foi descoberto na manhã do último sábado (16/8), quando a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos constatou que as pedras da Fonte do Menino, onde os jacarés estavam posicionados, haviam sido removidas. A audácia dos criminosos gerou uma reação imediata: a remoção de todas as esculturas do local para evitar que fossem furtadas.

“A ação desses criminosos mostra um total desrespeito com o nosso patrimônio. Eles tiveram a audácia de mexer em pedras enormes de uma fonte tombada, um bem cultural inestimável para a nossa cidade. A retirada dos jacarés é a única maneira de garantir que essas esculturas não sejam furtadas e de proteger a estrutura original enquanto preparamos a reforma”, declarou o secretário de Conservação, Diego Vaz.

As preciosas esculturas serão armazenadas em um “local seguro”, sob a supervisão da Gerência de Monumentos da Secretaria de Conservação. Assim que a restauração da fonte for concluída, a intenção é devolvê-las ao seu lar original, resguardando a história e a arte que nelas representam.

Criado pelo renomado Mestre Valentim em 1783, o Chafariz do Menino exibe uma cena poética: a água que jorra da boca de uma criança sentada sobre um barril, acompanhada pela frase inspiradora: “sou útil inda brincando”. Com um design meticulosamente esculpido em granito, o monumento também abriga em sua parte traseira dois jacarés de bronze, quase camuflados pela vegetação, fazendo parte de um conjunto arquitetônico que é parte integrante da herança cultural carioca.

Embora a situação tenha sido comunicada à Polícia Militar do Rio de Janeiro, aguarda-se uma resposta sobre as providências tomadas. O que se espera é que atos de vandalismo como este se tornem uma lembrança distante e que a beleza do Chafariz dos Jacarés permaneça intacta para as futuras gerações.

O que você acha sobre a preservação do patrimônio cultural? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos fomentar esse debate tão importante!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você