EFE/EPA/TOLGA AKMEN

Jovem talento brasileiro João Fonseca é o 43º no ranking mundial
Após um breve hiato, o jovem talento brasileiro João Fonseca está de volta ao circuito profissional de tênis, preparando-se para sua estreia no ATP 250 de Bruxelas. Ocupando a 43ª posição no ranking mundial e sendo o cabeça de chave número 7 do torneio belga, Fonseca enfrentará o holandês Botic van de Zandschulp, atual 84º do mundo. A partida de primeira rodada está agendada para segunda ou terça-feira.
Este será o segundo confronto entre os dois atletas. Fonseca leva vantagem no histórico, tendo vencido van de Zandschulp por 2 sets a 0 na Copa Davis de 2024. O holandês, de 30 anos, tem como melhor ranking da carreira o 22º posto e conta em seu currículo com uma notável vitória sobre o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, na segunda rodada do US Open de 2024, semanas antes de ser superado por Fonseca na Davis.
O ATP 250 de Bruxelas, disputado em quadra dura, promete fortes emoções com a presença de quatro tenistas do top 20. O principal favorito ao título é o italiano Lorenzo Musetti, nono do ranking e o único entre os dez melhores na competição.
A última aparição de João Fonseca em quadra foi em 19 de setembro, na Laver Cup, onde defendeu o Time Mundo e derrotou o italiano Flavio Cobolli por 2 a 0. Considerado uma das revelações do evento idealizado por Roger Federer, o brasileiro gerou grande expectativa para um possível confronto com Carlos Alcaraz, que acabou não acontecendo.
Após sua participação em Bruxelas, Fonseca terá uma agenda movimentada, com compromissos no ATP 500 da Basileia, a partir de 20 de outubro, e no Masters 1000 de Paris. Seu último torneio no circuito será o ATP 250 de Atenas ou de Metz. Para encerrar o ano, um aguardado jogo de exibição contra Carlos Alcaraz está marcado para 8 de dezembro, em Miami.
*Com informações do Estadão Conteúdo