
Em um movimento audacioso, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) trouxe à tona um projeto de lei que visa criminalizar discursos que apoiem atos terroristas e ideologias extremistas. A proposta surge em um contexto de polêmica após reações a comentários que celebraram o assassinato do influenciador e ativista de direita Charlie Kirk.
Protocolada na sexta-feira, 12 de setembro, a iniciativa classifica como crime não apenas a apologia ao terrorismo, mas também a promoção de ideologias que desafiem o Estado de Direito, como socialismo, comunismo, fascismo e nazismo. As penalidades propostas variam de quatro a oito anos de reclusão, podendo chegar a 16 anos se o crime ocorrer na esfera digital.
Kataguiri expressou sua indignação em relação à situação, referindo-se a Kirk como a “ponta do iceberg” que revela o comportamento da esquerda ao relativizar a vida de seus opositores. Ele enfatizou que muitos riram da morte de Kirk, ignorando o valor da vida de quem pensa diferente. Em sua visão, a escalada de ataques digitais recentes tem gerado uma atmosfera de violência, com sugestões até de assassinato de candidatos e ativistas.
O deputado argumenta que a esquerda tem alimentado um clima de hostilidade nas redes sociais, usando discursos que incitam o ódio, mas que parecem aceitáveis somente quando alinhados à sua causa. Com seu projeto, Kataguiri pretende responder a essa crescente violência, buscando responsabilizar criminalmente práticas de ameaça que, embora iniciadas no virtual, afetam a vida cotidiana e a integridade de políticos de todos os espectros.
Agora, queremos saber sua opinião! O que você pensa sobre a proposta de Kim Kataguiri? A criminalização do discurso extremista é a solução? Comente abaixo!