
Kleber Rosa, ex-candidato ao Governo da Bahia e à Prefeitura de Salvador, lançou um olhar crítico sobre a família Bolsonaro após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro pela Polícia Federal. O processo investiga a tentativa de obstruir as investigações sobre a trama golpista de janeiro de 2023. Segundo Rosa, os Bolsonaro estão perdendo a batalha.
“A família Bolsonaro resolveu jogar no tudo ou nada, arriscou sua alternativa eleitoral ao reverter-se a velhas táticas golpistas e foi aos Estados Unidos para tentar chantagear o Brasil. Os resultados dessa estratégia, no entanto, podem não ser os esperados. A firmeza do presidente Lula e do STF, liderado por Alexandre de Moraes, garante que eles percam essa disputa. As consequências já se fazem notar”, declarou Rosa.
Eles estão perdendo a batalha; Bolsonaro será preso no próximo mês e Eduardo ficará foragido dos Estados Unidos. Se voltar ao Brasil, encontrará as portas da prisão abertas. Acredito que isso é o início do fim da era da família Bolsonaro.
Rosa também destacou que as ações golpistas da família têm gerado consequências negativas em relação ao apoio eleitoral. “Eles estão perdendo base eleitoral e queimando as alternativas que tinham, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Isso se reflete em crimes que atentam contra a soberania nacional e tentativas de obstrução da justiça”, apontou.
Indiciamento
No inquérito, a PF imputou a Jair e Eduardo Bolsonaro três crimes: coação no curso do processo, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. As penas, combinadas, podem alcançar até 20 anos de reclusão. O relatório final já foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que irá decidir sobre a denúncia ao Supremo Tribunal Federal, dando início à fase judicial do caso.
O processo difere daquele que já tramita no STF, cuja audiência está marcada para o dia 2 de setembro. O futuro da família Bolsonaro está em jogo e a reviravolta política promete desdobramentos inesperados.
O que você acha das declarações de Kleber Rosa? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a enriquecer essa conversa!