A atual secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, filiada ao MDB, pode ser candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. Embora tenha sido especulada como postulante a uma cadeira na Câmara dos Deputados, informações obtidas pelo Bahia Notícias indicam que a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) é o cenário mais provável no momento.
Conforme apuração da reportagem com filiados do MDB, Larissa enxerga a disputa na AL-BA como “tão difícil quanto a Câmara”, mas avalia que ela possui mais chances no legislativo estadual. Segundo as fontes, a possível candidata tem criado laços pelo interior do estado ao cumprir agendas com a SIHS, o que pode facilitar o lançamento de seu nome à Assembleia.
O recuo da intenção de disputar a Câmara ocorre também após o presidente do MDB-BA, Jayme Vieira Lima, se colocar como candidato ao legislativo federal nas eleições de 2026. Atualmente, além de presidir o partido, ele é presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).
Atualmente, o MDB possui duas cadeiras na AL-BA, sendo ocupadas por Rogério Andrade e Matheus Ferreira, filho do vice-governador Geraldo Jr. (MDB). Tendo como base as eleições de 2022, a titular da SIHS precisaria de mais de 60 mil votos para poder se eleger.
Como “trunfo”, Larissa é apadrinhada política do ex-deputado federal e um dos caciques do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima. O presidente de honra dos emedebistas deve ter papel decisivo na articulação da campanha da secretária, que já chegou a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Salvador em 2016, mas acabou ficando na segunda suplência ao receber 6.500 votos.
Ao Bahia Notícias, durante o cortejo do 2 de Julho, a secretária colocou seu nome à disposição para disputar uma cadeira nas eleições do ano que vem, mas ressaltou que a decisão cabe ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Eu sou um soldado. Que o partido decida, que o nosso governador decida também. Hoje eu estou como secretária, continuo lutando. Mas se o ano que vem a coisa mudar, também vou ser um soldado e continuar lutando pela Bahia com mais força ainda.”
Além de Larissa, outra secretária de Jerônimo pode vir a ser candidata à AL-BA nas eleições de 2026. O nome da vez seria a titular da pasta de Educação (SEC), Rowenna Brito, já filiada ao PT. A articulação está em etapas iniciais e ainda existe uma possibilidade dela ser lançada à Câmara dos Deputados.