23 agosto, 2025
sábado, 23 agosto, 2025

De último lugar ao pódio: a surpreendente virada cultural das escolas de Vereda com apoio de Nael Correria

Compartilhe

Diante de todas as adversidades e com a simbologia da Fênix, o Colégio Municipal Presidente Getúlio Vargas, do distrito de Sulzinho, surpreendeu Vereda ao conquistar o pódio no concurso cultural de Quadrilhas 2025. A façanha foi realizada em união com a Escola Municipal Mallid Hom Chaban, do distrito de Centenário, num evento marcado por emoção, tradição e resgate histórico.

A iniciativa idealizada pela Secretaria de Educação e Cultura de Vereda, mas sempre acompanhada pelo prefeito Manrick Teixeira, transformou a rivalidade entre as escolas em um espetáculo de criatividade e integração com a comunidade. E entre bastidores, um nome se destacou: o vereador e presidente da Câmara, Nael Correria, que não apenas acompanhou de perto cada etapa, como também esteve ao lado de seus conterrâneos, incentivando a cultura, a educação e o sentimento de pertencimento.

A disputa saudável entre os colégios mostrou o quanto a valorização cultural pode impactar no desenvolvimento linguístico, social e criativo dos alunos. A trupe do Getúlio Vargas emocionou o público ao contar em dança e poesia a saga de João Salomão, o primeiro morador da região dos dois distritos (Sulzinho e Centenário), que buscava a planta medicinal poaia, mas encontrou uma pedra preciosa que mudou a história da região.

Sob a coreografia de Agnaldo Bomfim, o grupo de 32 alunos deu vida ao poema escrito pelos educadores Euclério Borges e Adrileia Reis, transformando arte em memória coletiva. A narrativa também homenageou o sírio-libanês Mallid Hom Chaban, cuja chegada em 1930 trouxe progresso, escola e incentivo ao garimpo, atividade que marca Vereda até hoje.

No ano anterior, o Colégio Getúlio Vargas figurava como o último colocado. Agora, sobe ao 3º lugar, conquistando o prêmio de R$ 3.000,00, mérito do empenho dos 32 alunos e também da dedicação do coreógrafo Agnaldo Bomfim, que já miram o topo no próximo ano. Um avanço que não se explica apenas por esforço interno, mas também pela presença constante e firme do vereador Nael Correria, que atua como elo entre o poder público, a escola e a comunidade.

“Onde há cultura viva, há futuro pulsante. E é com a força do povo que Vereda renasce, como a Fênix, pelas mãos da educação e do trabalho de quem acredita!”, destacou Nael Correria

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você