18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

MEC tira dúvidas sobre Prova Nacional Docente

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou, nesta quinta-feira, 17 de julho, um webinário sobre a Prova Nacional Docente (PND) . O encontro serviu para tirar as principais dúvidas relativas à avaliação, sendo transmitido pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação .

Promovido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o webinário reuniu estudantes de licenciatura, professores e demais interessados em participar da primeira edição da PND.

O evento marcou o lançamento do Guia do Participante 2025 , que traz as principais informações sobre o exame, como quem pode participar, o que será avaliado, como se inscrever, qual o cronograma e, principalmente, como os resultados podem ser utilizados em processos seletivos conduzidos por estados e municípios.

“Temos um exame totalmente orientado para a avaliação da formação docente, trazendo situações da prática profissional. Trata-se de uma avaliação que dará apoio aos estados e municípios, totalmente centrada na apreciação da qualificação profissional”, explicou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

“O Inep se esforçou para que a avaliação esteja alinhada com as diretrizes curriculares e todas as propostas de trabalho que estão sendo desenvolvidas por nossas instituições de ensino superior e pelas secretarias de educação, com o objetivo de desenvolver cada vez mais a nossa educação básica”, completou.

O exame está com inscrições abertas até 25 de julho, pelo Sistema PND . O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social. As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro.

Confira o cronograma completo da PND:

Inscrições – Os estudantes habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição. Também podem realizar a PND todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão.

A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil , que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep e da Undime

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você