1 novembro, 2025
sábado, 1 novembro, 2025

Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Duas consultas públicas estão abertas até 11 de novembro, oferecendo à população a oportunidade de opinar sobre a inclusão de vacinas que protegem contra o pneumococo na rede pública de saúde.

Essa bactéria está diretamente associada a doenças graves, como a meningite pneumocócica, afetando especialmente crianças menores de cinco anos e indivíduos com 19 condições clínicas que comprometem a imunidade, incluindo diabetes, câncer e HIV. Pacientes transplantados também fazem parte deste grupo vulnerável.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o Brasil se encontra entre os 15 países com a maior incidência de infecções pneumocócicas, que são uma das principais causas de mortalidade infantil, passíveis de prevenção por meio de vacinação.

No cenário nacional, o pneumococo é o responsável por muitos casos de meningite bacteriana, uma infecção que pode levar à hospitalização, apresentando uma taxa de letalidade de 30%. As sequelas são severas e podem incluir dificuldades motoras, perda auditiva e até paralisia cerebral.

Entre os grupos de risco, pacientes com câncer enfrentam altas taxas de mortalidade devido a pneumonias bacterianas, enquanto pessoas vivendo com HIV têm até 25 vezes mais chances de desenvolver pneumonia, especialmente quando causada por esta bactéria.

Duas iniciativas estão em andamento para qualificar a vacinação contra o pneumococo. A Consulta Pública 87/2025 propõe a inclusão de uma vacina pneumocócica com maior cobertura no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de até cinco anos. Atualmente, a vacina 10-valente está disponível na rede pública há 15 anos, e três novas opções – 13-valente, 15-valente e 20-valente – estão sendo analisadas.

A Consulta Pública 85/2025, por sua vez, busca aprovar a vacina 20-valente em dose única para pessoas a partir de cinco anos que se enquadram em um dos 19 grupos populacionais mais vulneráveis às infecções pneumocócicas.

Atualmente, a imunização contra o pneumococo é disponível para oito grupos especiais, através de um esquema vacinal que combina a vacina conjugada 13-valente e a polissacarídica 23-valente.

Para participar dessa importante discussão sobre a saúde pública, acesse a plataforma Brasil Participativo. Sua voz é fundamental na construção de um futuro mais saudável.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você