O estoque de sangue tipo O negativo na Fundação Hemocentro de Brasília está em nível crítico. Este tipo sanguíneo é vital, pois é reconhecido como o doador universal, podendo ser utilizado em emergências, transfusões neonatais e cirurgias de alto risco.
Segundo o hemocentro, doadores desse tipo sanguíneo não precisam agendar horário e têm senha preferencial até o próximo dia 10. Para contribuir, é necessário ter entre 16 e 69 anos, e os menores de 18 anos precisam apresentar um formulário de autorização, acompanhado da cópia de um documento de identidade do responsável.
Aos idosos, é requisitado que tenham realizado pelo menos uma doação antes dos 61 anos. Além disso, todos os doadores devem pesar mais de 51 quilos e ter um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 18,5.
É importante também atentar para alguns requisitos para a doação. É necessário ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, evitar a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não fumar duas horas antes da doação. O uso de certos medicamentos pode impedir a doação; a lista completa pode ser consultada no site da instituição.
A sua contribuição pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Que tal considerar a doação de sangue? Compartilhe sua experiência ou suas dúvidas nos comentários abaixo! Você pode ser a mudança que alguém precisa.