Alerta meteorológico emitido pela Marinha do Brasil chama a atenção de moradores, pescadores e navegantes que atuam na faixa litorânea entre o Rio de Janeiro e a Bahia. A instituição informa que uma frente fria deve provocar ventos intensos, com rajadas que podem alcançar até 60 km/h (33 nós), entre a tarde desta quarta-feira (11 de junho) e a noite de quinta-feira (12 de junho).
A situação é especialmente crítica entre as cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Caravelas (BA), onde o vento poderá soprar com direção Sudoeste a Sul, exigindo atenção redobrada para quem estiver em alto-mar ou próximo à costa.
E a previsão vai além: o mesmo sistema deverá se intensificar e atingir, entre a manhã do dia 12 e a noite de 13 de junho, a faixa costeira entre Caravelas e Salvador (BA), com ventos de Sul a Sudeste, mantendo a intensidade de até 60 km/h.
O fenômeno traz consigo riscos reais à navegação e à segurança das embarcações menores, além de potencial para causar ressacas e instabilidades no mar.
A Marinha reforça que todos os avisos de mau tempo estão disponíveis no site oficial:
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo
Além disso, os dados meteorológicos também podem ser acompanhados pelo Facebook do Serviço Meteorológico Marinho, pelo app “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e pelo “Boletim ao Mar”, desenvolvidos em parceria com a Petrobras e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).
Navegar é preciso, mas com cautela e informação atualizada. Diante da previsão de vento forte e mar agitado, o melhor é evitar riscos desnecessários.
Por | Ascom Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação