A recente publicação no Diário Oficial da União estabeleceu o mês de agosto como o período de conscientização sobre o câncer de pulmão, através da campanha “Agosto Branco”. Este movimento busca iluminar a gravidade do câncer de pulmão, uma das neoplasias mais recorrentes no Brasil, conforme revelado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Durante este mês, diversas campanhas se concentrarão em educar a população sobre os sintomas da doença, suas fases, prognóstico e tratamento. A informação é o primeiro passo para a prevenção e o cuidado. Utilize as assinaladas iniciativas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), em colaboração com entidades civis e profissionais de saúde, para se informar e proteger sua saúde.
Além disso, o mês de agosto também marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. Neste dia, ações especiais enfatizam os malefícios do tabagismo, uma doença crônica caracterizada pela dependência de nicotina, que é responsável por impressionantes 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil, de acordo com estudos da Fundação do Câncer.
Parar de fumar é sempre uma decisão que vale a pena, a qualquer momento. Seja qual for sua situação de saúde, abandonar o vício traz benefícios imediatos e a longo prazo para o organismo. Ao deixar de fumar, o corpo começa a se regenerar de maneira surpreendente:
- Após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal.
- Em duas horas, a nicotina é eliminada do sangue.
- Após oito horas, os níveis de oxigênio no sangue se normalizam.
- 12 a 24 horas depois, a função pulmonar já apresenta melhora.
- Em dois dias, olfato e paladar se aprimoram.
- Três semanas após, a respiração se torna mais fácil e a circulação sanguínea se melhora.
- Após um ano, o risco de morte por infarto é reduzido à metade.
- Ao completar dez anos, os riscos de infarto se equiparam aos de quem nunca fumou.
Para quem busca ajuda nesta jornada de mudança, o SUS oferece tratamentos gratuitos contra o tabagismo. Não hesite em procurar assistência, consulte a coordenação de controle do tabagismo na secretaria de saúde de sua cidade e dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável.
Estamos curiosos para saber sua opinião: você já conhecia esses dados sobre o tabagismo e o câncer de pulmão? Compartilhe nos comentários suas experiências e reflexões!