22 julho, 2025
terça-feira, 22 julho, 2025

Município enfrenta aumento de casos confirmados de dengue

Compartilhe

O primeiro semestre de 2025 registrou um aumento significativo da confirmação de casos de dengue em Itamaraju. De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses), nesse período foram realizadas 157 notificações com 143 casos confirmados, isso representa um índice de confirmação igual a 91,08%. Dados também divulgados no mesmo painel mostram que também entre janeiro e junho de 2025 foram feitas 2 notificações de Chikungunya com 1 caso confirmado.

Os principais sintomas dessas doenças são febre alta (entre 39ºC e 40ºC), dores de cabeça e/ou atrás dos olhos, fraqueza, cansaço e falta de energia, manchas vermelhas na pele, mal-estar, dor no corpo e falta de apetite, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento no nariz ou gengiva, tontura e fadiga extrema, sangramento intenso, queda de pressão e desmaio, dificuldade para respirar, confusão mental, agitação e desorientação. Caso esteja sentindo algum desses sintomas vá IMEDIATAMENTE a unidade de saúde mais próxima.

As pessoas mais vulneráveis são crianças menos de 2 anos, idosos acima de 65 anos, pessoas com doenças que duram mais de um ano e geralmente requerem acompanhamento médico a longo prazo e gestantes que morem, trabalhe ou estude próximo a terrenos com mato alto e/ou sujos, ambientes com água parada (pneus velhos, pratinhos de vasos de plantas, caixas d’água destampadas, baldes, tonéis, bacias e barris com água, garrafas e latas deixadas ao ar livre, piscinas sem manutenção, calhas entupidas, ralos pouco utilizados, ambientes escuros e úmidos (para descanso), parte interna de casas e apartamentos, atrás de cortinas e móveis, banheiros, áreas de serviço, garagens fechadas. Se você encontra-se nessa área de risco contacte imediatamente a ouvidoria da prefeitura de Itamaraju pelo zap 73 3268-8001 e solicite que a prefeitura notifique o dono do imóvel para realizar a limpeza do local.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você