Uma nova atualização do Panorama Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) nesta terça-feira (26), revela um alívio no cenário da pandemia no Rio de Janeiro. O número de internações por covid-19 não apenas estagnou, mas mostra sinais de uma queda significativa. Contudo, é preciso estar atento, pois três de oito indicadores essenciais apresentam aumentos preocupantes. As taxas de positividade dos testes rápidos na rede privada, bem como as análises de RT-PCR pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RJ), demandam atenção especial, junto ao crescimento nos atendimentos a crianças com suspeita da doença nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Apesar do quadro alentador com a redução de casos graves, as autoridades de saúde enfatizam a necessidade de manter a vacinação em dia e seguir com cuidados preventivos, como o uso de máscaras e a higiene adequada das mãos. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece tratamentos para casos leves em pessoas acima de 65 anos ou imunocomprometidas, que devem ser iniciados nos primeiros cinco dias de sintomas.
“Desde o início do ano, temos observado um predomínio da variante Ômicron em todas as semanas epidemiológicas, com a detecção de diferentes subvariantes,”“A vacina disponível reforça a proteção contra essa linhagem da doença. Por isso, é crucial manter a caderneta de vacinação atualizada e não subestimar a Covid-19.”
É um momento de vigilância e responsabilidade. Você já verificou se está com a vacinação em dia? Vamos continuar unidos na luta contra a Covid-19! Compartilhe suas reflexões nos comentários.