17 setembro, 2025
quarta-feira, 17 setembro, 2025

RJ: cenário epidemiológico de covid-19 tem tendência de redução

Compartilhe

Logo Agência Brasil

O boletim Panorama Covid da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) revela um quadro animador: cinco dos oito indicadores precoces apresentam tendência de redução. As taxas de positividade de testes rápidos, tanto nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede particular, mostram um panorama melhorado. Além disso, as solicitações de leitos para adultos e crianças nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm diminuído, um sinal claro de que a situação está sob controle.

Nos testes realizados na rede pública, a taxa de positividade despencou de 16,8% para 11,2%, enquanto na rede privada, o índice caiu de 14,1% para 8%. Ademais, o número de solicitações de leitos para adultos passou de 652 em agosto para 562 no início de setembro, reforçando a tendência de um cenário mais otimista.

Os atendimentos nas UPAs também mostram um comportamento positivo. De 10 a 16 de agosto, foram 1.613 pacientes adultos com sintomas gripais; já entre 31 de agosto e 6 de setembro, esse número caiu para 1.490. Embora tenha havido um aumento no atendimento pediátrico em agosto — com 873 atendimentos entre 10 e 16 do mês, subindo para 1.182 entre 17 e 23 —, esse número recuou novamente, registrando 1.040 atendimentos na primeira semana de setembro.

A estabilização dos casos confirmados de covid-19 também é notável. O modelo de nowcasting, que corrige o intervalo entre os primeiros sintomas e a notificação, aponta para 239 casos entre os dias 24 e 30 de agosto.

Além disso, as amostras analisadas no Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) mostram uma predominância do rinovírus entre as crianças e do coronavírus entre os idosos. Diante disso, a Secretaria de Saúde destaca a importância de os idosos procurarem as unidades básicas para se vacinarem, protegendo-se contra essas infecções.

Agora, mais do que nunca, a conscientização é fundamental. Como você está se cuidando? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você