21 outubro, 2025
terça-feira, 21 outubro, 2025

Líderes europeus e Zelensky expressam ‘forte apoio’ a postura de Trump para paz na Ucrânia

Compartilhe

Imagem de destaque

Nesta terça-feira (21), líderes europeus, ao lado do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reafirmaram seu compromisso em buscar uma paz “justa e duradoura” para a Ucrânia, alinhando-se ao posicionamento do presidente dos EUA, Donald Trump. Em uma declaração conjunta, foram enfáticos ao afirmar que os combates com a Rússia devem cessar imediatamente, sugerindo que a linha de contato atual deve servir como base para futuras negociações de um cessar-fogo.

O comunicado destaca um princípio essencial: “As fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força”. Os líderes europeus não hesitam em criticar o presidente russo, Vladimir Putin, afirmando que suas escolhas continuam a perpetuar a violência e a destruição na região. Este contexto reforça a necessidade de uma postura forte da Ucrânia em qualquer discussão futura.

O texto ressalta que a Ucrânia precisa estar na posição mais robusta possível — “antes, durante e após qualquer cessar-fogo”. Além disso, enfatiza a importância de intensificar a pressão sobre a economia russa e sua indústria de defesa, “até que Putin esteja pronto para fazer a paz”. Para isso, os líderes europeus estão desenvolvendo estratégias para alocar os ativos soberanos imobilizados da Rússia, garantindo que a Ucrânia tenha os recursos necessários durante este período crítico.

Uma nova reunião do Conselho Europeu está agendada para esta semana, onde os líderes discutirão formas de implementar essas medidas e ampliar o apoio à Ucrânia, reafirmando a união entre os países em face do desafio atual.

O que você acha das ações dos líderes europeus? Deixe sua opinião nos comentários e participe desta importante discussão sobre o futuro da Ucrânia e da segurança na Europa.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você