Em uma cerimônia que promete ser histórica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um passo significativo para reconhecer a luta pela autonomia do Brasil ao assinar um projeto para instituir o 2 de Julho como o “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”. Essa proposta será encaminhada ao Congresso Nacional, onde será discutida e votada. O anúncio foi feito pelo senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, que compartilhou a novidade nas redes sociais nesta terça-feira (1º).
“O presidente Lula acaba de assinar o Projeto de Lei que torna o dia 02 de Julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. É um reconhecimento da República da luta de baianos e baianas, que, em 1823, expulsaram as tropas portuguesas remanescentes e garantiram a verdadeira independência do Brasil”, declarou o senador em sua publicação.
Além desse importante marco legislativo, Lula confirmará sua presença nas comemorações pelos 202 anos da Independência da Bahia, nesta quarta-feira (2), na capital baiana. Este será o quarto ano consecutivo em que o presidente participa deste evento significativo, demonstrando seu compromisso com a história e cultura locais. Sua chegada está prevista para às 9h30, em meio a uma caminhada celebratória que se iniciará no Convento da Soledade, logo após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo.
Essas iniciativas sublinham a importância da memória histórica e a necessidade de reconhecer as contribuições de todos os brasileiros na construção do país. O que você acha dessa nova data comemorativa? Compartilhe sua opinião nos comentários!