O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (29/9), da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília (DF). Durante discurso, ele fez elogios à primeira-dama, Janja Lula da Silva, e afirmou que vai levá-la para a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — o encontro está sem data definida, após o líder norte-americano citar essa possibilidade durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
“Quando eu for conversar com Trump, vou levá-la”, afirmou o petista. A primeira-dama respondeu com um sinal de “não”.
Veja a declaração:
Leia também
- Brasil
Cumprimento da lei da igualdade salarial ainda é desafio, diz ministra
- Brasil
“Estamos otimistas”, diz Alckmin sobre encontro entre Lula e Trump
- Brasil
Lula participa de corrida em Brasília: “Não tem motociata”; vídeo
- São Paulo
Haddad confirma que Lula tentará reeleição em 2026: “É candidato, sim”
Em sua fala, Lula fez menção a ministras que ocuparam o Ministério das Mulheres durante seus governos e às ex-esposas dele, Maria de Lourdes e Marisa Letícia — esta, foi aplaudida pela plateia, formada majoritamente por público feminino.
“Quando ela [Marisa] morreu eu achei que o mundo tinha acabado. E eis que Deus é tão poderoso que me deu a Janjinha”, disse Lula. “Obrigado, Janjinha, por ter nascido e ter conhecido essa pérola de homem que você encontrou para casar. Eu brinco muito com a Janjinha que a Unesco já deu uns 10 prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta terra”, brincou.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto2 de 6
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto3 de 6
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto4 de 6
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto5 de 6
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto6 de 6
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
Durante o evento, o presidente assinou a sanção do projeto de lei que prorroga a licença-maternidade e o salário-maternidade em casos de complicações médicas durante o parto.
Participaram da cerimônia a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e ministras do governo, como Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcia Lopes (Mulheres), Esther Dweck (Gestão e Inovação, Marina Silva (Meio Ambiente), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).
Também estiveram presentes as governadoras Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além do presidente do PT, Edinho Silva.