Na recente convenção do Partido dos Trabalhadores, realizada no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso firme sobre a sua decisão de vetar o aumento no número de deputados de 513 para 531. Lula enfatizou que essa ampliação não é a solução que o Brasil precisa neste momento.
“Alguns colegas do PT desejavam que eu não vetasse, mas a verdade é que o Brasil não necessita disso agora”, afirmou Lula, defendendo uma melhor redistribuição das cadeiras entre os estados em conformidade com os dados do IBGE. Segundo ele, essa adequação poderia resultar em perdas e ganhos de deputados entre diferentes regiões, e isso é uma parte natural da política.
Além de abordar o veto, o presidente aproveitou a oportunidade para discorrer sobre a relação com o Congresso Nacional. Ele exortou seus apoiadores a se mobilizarem para aumentar a representatividade do PT na Câmara. “O PT elegeu apenas 9 dos 81 senadores. Essa realidade deve nos guiar nas nossas ações políticas”, comentou, sublinhando que a capacidade de aprovar suas propostas depende da habilidade em convencer aqueles que não compartilham de sua visão.
Lula alertou sobre a importância das próximas eleições em 2026, onde a necessidade de uma maioria sólida no Senado é crucial. “A oposição já conta com 25 senadores. Se eles conseguirem 17 a mais, terão a maioria e isso pode afetar nossos planos”, destacou.
Por último, o presidente abordou a possibilidade de reeleição. Ele se mostrou confiante em sua saúde e energia, afirmando que, se decidir concorrer, será para vencer. “Hoje, estou mais saudável do que quando tinha 60 anos. Estou preparado para a competição”, reforçou.
E você, o que acha da posição de Lula sobre o aumento de deputados? Compartilhe suas opiniões ou comentários abaixo!