19 agosto, 2025
terça-feira, 19 agosto, 2025

Macron chama Putin de ‘predador’, ‘ogro’ e uma ‘força desestabilizadora’

Compartilhe

Emmanuel Macron e Donald Trump durante reunião em Washington

Na terça-feira (19), o presidente francês, Emmanuel Macron, disparou contundentes críticas ao líder russo, Vladimir Putin. Em um alerta para os aliados europeus, Macron o descreveu como um “predador”, um “ogro às nossas portas” e uma “força desestabilizadora”. Essas declarações surgiram logo após uma reunião em Washington entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e outros líderes europeus, onde o tema de um possível encontro entre Putin e Zelensky foi debatido.

Macron enfatizou a incerteza sobre a confiança que deve ser depositada em Putin, afirmando que “rara vez honra seus compromissos” e que, por suas ações, tem se mostrado constantemente uma força desestabilizadora, buscando redefinir fronteiras para ampliar seu poder. Ele advertiu que a Rússia não retornará a uma paz e a um sistema democrático aberto rapidamente. “Para sua própria sobrevivência, ele precisa continuar se alimentando. É assim. Ele é um predador, um ogro às nossas portas”, declarou, lembrando que, embora a França não esteja sob ameaça imediata, a situação é preocupante para toda a Europa.

Em uma entrevista ao canal americano NBC News, Macron expressou seu ceticismo quanto ao otimismo de Trump sobre a possibilidade de um acordo de paz. Ao analisar a situação atual, afirmou: “Quando olho para os fatos, não vejo que o presidente Putin queira a paz agora, mas talvez eu seja muito pessimista”.

Esses comentários refletem uma visão preocupante do cenário geopolítico, onde as incertezas e tensões permanecem latentes. O que você acha da postura de Macron em relação a Putin? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você