OPERAÇÃO FREEDOM
Mais de 40 mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação


A Operação Freedom foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia –
Fechar
A Operação Freedom, realizada pela Polícia Civil da Bahia, culminou na prisão de 34 indivíduos nesta terça-feira, 4. Esta ação ambiciosa, também acontecendo no Ceará, visa desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa proveniente do Rio de Janeiro, que vem se expandindo por território baiano.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em locais estratégicos de Salvador, particularmente nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, além de municípios como Aratuípe e Ilhéus, e na cidade de Eusébio, no Ceará. Ao todo, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo executadas ao longo do dia.
A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado. Os alvos da Operação Freedom estão sob suspeita de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia, o que acende um alerta sobre a crescente violência na região.
Os resultados desta operação são promissores. Espera-se que contribuam para a elucidação de aproximadamente 30 assassinatos que ocorreram na capital baiana, segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Com mais de 400 policiais civis e militares mobilizados, a Operação Freedom conta com o suporte da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O foco principal é enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos que sustentam o domínio territorial e a prática de homicídios.
Casal líder do CV foi da mesma operação
Na mesma operação, dois líderes do Comando Vermelho, atuantes em Salvador, foram capturados no Ceará. Luís Lázaro Santana Alves (vulgo LL), encarregado da facção nos bairros da Lapinha, Uruguai, Liberdade e Calçada, e Marielle Silva Santos, responsável pela parte financeira do esquema, foram localizados e detidos no município de Eusébio.
Essa operação não apenas representa um golpe significativo contra organizações criminosas, mas também um passo importante em direção a uma sociedade mais tranquila e segura. O que você pensa sobre essa ação da polícia? Compartilhe suas ideias conosco!