CINEMA A CÉU ABERTO
Cantora baiana transforma homenagem ao clássico do cinema em um show de ancestralidade e pertencimento no maior cinema a céu aberto do mundo
Por Iarla Queiroz e Agatha Victoria Reis
09/10/2025 – 22:44 h

Majur no Open Air Salvador –
Fechar
Majur foi a grande atração da noite que celebrou os 18 anos de Ó Paí, Ó no Open Air Salvador, o maior cinema a céu aberto do mundo, parceiro do Grupo A TARDE, apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Nubank.
Após a exibição do filme, a cantora subiu ao palco para um show inédito, pensado especialmente para dialogar com a obra que marcou o cinema nacional e colocou os sotaques, vozes e corpos negros da Bahia no centro da tela.
Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
“Eu acho que a gente já é Salvador, e Salvador é toda essa energia que inclusive está em Ó Paí, Ó, que é a nossa vida. Estar aqui como uma artista que é de Salvador, nascida na Cidade Baixa do Uruguai, já vivi muitos becos e vielas… essa história é muito parecida com a minha e tem tudo a ver com a musicalidade, com as coisas que eu falo, com como eu utilizo o meu corpo como forma política no mundo”, contou.
Leia Também:
Dirigido por Monique Gardenberg, Ó Paí, Ó retrata o cotidiano de um cortiço no Pelourinho, com seus personagens divididos entre o trabalho, a festa e a luta por dignidade nos últimos dias de Carnaval. O filme se tornou um retrato vivo da resistência e da alegria do povo baiano — e uma afirmação do protagonismo negro nas telas.

Majur no Open Air Salvador | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE
“Com certeza, o protagonismo negro. E aí eu tô falando de você colocar pra ser o principal, de fato. Eu acho que esse filme mostrou isso. Todos são principais, mas a maioria das pessoas envolvidas, ou se não quase todas, são pessoas negras”, destacou Majur.
A artista também preparou um repertório pensado especialmente para a homenagem. “Tem algumas músicas, inclusive tem uma que eu canto, Africanique. Eu fiz o clipe lá no Pelourinho, então ela também vai estar. Vou cantar umas músicas também de axé. Esse é um show especial, é um show único”.
>>> Horários, cinemas, sessões e mais: veja tudo o que está passando em Salvador no Cineinsite A TARDE
Encerrando a apresentação, Majur deixou escapar o que vem por aí. “Esse é só um esquenta. O verão vai começar adiantado mais uma vez… quem vai estar no Carnaval não vai ser um álbum de axé. Então aguardem, porque há novidades pra gente curtir junto.”

Majur no Open Air Salvador | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE
Na tela, um marco do cinema baiano. No palco, uma das vozes mais potentes da nova geração. Juntas, Ó Paí, Ó e Majur reafirmaram o que Salvador tem de mais bonito: a força que nasce da arte, da resistência e do orgulho de ser quem se é.
História do Cinema Baiano
Explore a riqueza do audiovisual da Bahia na exposição virtual “Uma Breve História do Cinema Baiano”, do Centro de Documentação e Memória (CEDOC) do jornal A TARDE. A mostra reúne imagens raras, marcos históricos e curiosidades sobre produções que ajudaram a moldar a identidade cultural do estado. Um mergulho na trajetória de cineastas, obras e movimentos que marcaram época. Clique e descubra os bastidores da sétima arte baiana. Acesse AQUI.
Ingressos e programação da última semana do Open Air Brasil
Os ingressos para o Open Air Brasil estão sendo vendidos na plataforma Sympla. Confira a programação da última semana do evento abaixo:
- Dia 10 de outubro (sexta-feira): “Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda” + Show da banda Herbert & Richard
- Dia 11 de outubro (sábado): “Como Treinar o Seu Dragão” (live-action) + “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” (sessões independentes)
- Dia 12 de outubro (domingo): Show da Banda Didá + “A Menina e o Pote” (curta-metragem) + “A Pequena Sereia” (live-action) (sessões independentes)
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Tags:
Siga nossas redes