O Governo do Maranhão deu um passo significativo para promover a inclusão e garantir o acesso à saúde para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com o lançamento do Cartão Travessia, os beneficiários agora podem contar com um crédito de até R$ 500 para utilizarem transporte por aplicativo, porta a porta, com destino a unidades de saúde e instituições de tratamentos e terapias.
Essa iniciativa complementa o Programa Travessia, que já atua em 46 municípios, oferecendo transporte gratuito para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Gerido pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o programa já beneficia mais de 16.700 pessoas, facilitando o acesso a serviços essenciais em saúde, educação, trabalho e lazer.
Com uma frota de 31 veículos, que inclui vans adaptadas, o Travessia é aplaudido pela sua eficiência em promover uma mobilidade inclusiva. O governador Carlos Brandão ressaltou a importância do Cartão Travessia, afirmando que a proposta nasceu da necessidade de oferecer mais autonomia aos que mais precisam.
Beneficiário do Travessia desde 2018, Erlon Azevedo, professor da rede pública, observa que o novo cartão representa uma valiosa ajuda para o transporte diário. “Com essa iniciativa, vou ter mais opções para deslocamento, ajudando aqueles que precisam e que muitas vezes não têm condições de arcar com os custos”, destaca.
O projeto também é resultado da participação ativa da população, que expressou suas demandas durante as audiências do Orçamento Participativo de 2023. A escuta ativa do governo, especialmente em diálogos com mães de crianças especiais, fez com que a implementação do Cartão Travessia fosse concebida como uma prioridade, reafirmando o compromisso com a construção de políticas públicas efetivas.
Giuliana Dominices, mãe de uma criança com microcefalia, enfatiza que o novo cartão é uma conquista coletiva: “Este voucher de R$ 500 fará toda a diferença, garantindo os tratamentos necessários para minha filha. O serviço sempre atendeu bem, mas a demanda cresceu. Essa iniciativa é um reflexo de uma escuta verdadeira por parte da MOB.”
A execução do projeto envolveu a colaboração entre as Secretarias de Planejamento e dos Direitos Humanos, assegurando os recursos necessários. As viagens serão realizadas por meio do TaxiGov, que opera com transporte por aplicativo, atendendo tanto a administração pública quanto instituições conveniadas.
Essa mudança é mais do que uma simples melhoria em serviços; é um passo firme na direção da inclusão e do respeito às necessidades de todos os cidadãos. Como você vê a importância desse tipo de iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários!