Ativistas a bordo da flotilha, que conta com cerca de 45 barcos e na qual viajam, entre outros, o ativista brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg
Photo by Handout / Global Sumud Flotilla / AFP
Este vídeo retirado de uma transmissão ao vivo em 1º de outubro de 2025 pela Flotilha Global Sumud mostra uma visão dos barcos da flotilha com o objetivo de quebrar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza
Israel deteve “vários barcos” da flotilha para Gaza sem incidentes, declarou nesta quarta-feira (1º) o Ministério das Relações Exteriores israelense, depois que os organizadores da iniciativa humanitária anunciaram que o grupo de embarcações havia sido interceptado pelas forças israelenses. “Vários barcos da flotilha (…) foram detidos com total segurança e seus passageiros estão sendo transferidos para um porto israelense”, indicou a chancelaria no X.
“Greta e seus amigos estão bem e em segurança”, acrescentou o ministério, que incluiu na publicação um breve vídeo da ativista sueca Greta Thunberg recolhendo seus pertences, cercada por homens armados. Na manhã dessta quarta, a Marinha israelense ordenou a mudança de rota de uma flotilha que tenta chegar à Faixa de Gaza com ajuda humanitária e que se encontra próxima do território palestino, informou o Ministério das Relações Exteriores.
“A Marinha israelense entrou em contato (…) com a flotilha e pediu que mudasse de rota”, indicou o ministério em comunicado. “Israel informou à flotilha que ela está se aproximando de uma zona de combate ativa e que está violando um bloqueio naval legítimo”, acrescentou. Os ativistas a bordo da flotilha, que conta com cerca de 45 barcos e na qual viajam, entre outros, o ativista brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg, explicaram, por sua vez, estar “cercados por navios de guerra israelenses”.
*Com informações da AFP