6 agosto, 2025
quarta-feira, 6 agosto, 2025

Marketing: agência utiliza IA para alavancar vendas em feirão de seminovos

Compartilhe

 

Pé-Quente Publicidade chamou a atenção dos consumidores e do mercado ao criar peças com personagens gerados por ferramentas de IA

 

Imagens: Pé-Quente Publicidade

 

Mais uma edição do “Duelo dos Seminovos” foi concluída no último domingo (3), em Salvador, com muita comemoração por parte dos lojistas e clientes que geraram mais de 300 vendas em apenas três dias de evento, com um faturamento que se aproximou dos R$ 25 milhões, tendo mais de R$ 7,5 milhões em financiamentos do banco parceiro, o Bradesco.

 

Uma grande fatia desta celebração tem sido dirigida à aplicação de criatividade e tecnologia em meio às estratégias de marketing utilizadas para driblar fatores de conjuntura, como a alta na taxa Selic, eventos esportivos e manifestações públicas no mesmo fim de semana, concorrendo com a realização do feirão.

 

A agência baiana Pé-Quente Publicidade, sediada na capital baiana, é a criadora do tradicional “Duelo dos Seminovos”.

 

Nesta 27ª edição, a companhia lançou uma campanha inovadora que utilizou a Inteligência Artificial (IA) como fio condutor criativo para promover o evento realizado no estacionamento do Assaí, na Avenida Paralela.

 

Nas peças publicitárias, veiculadas em meios de comunicação on e offline, personagens gerados por ferramentas de IA assumiam o protagonismo, provocando o público com frases bem-humoradas como: “Se eu fosse real, iria correndo aproveitar!” ou “Se a gente fosse real, aproveitaríamos pra comprar nosso carro”.

 

Em uma das peças, inclusive, uma personagem chega a declarar: “Se eu fosse real, gostaria de viver a emoção de comprar um carro no feirão”.

 

Segundo os organizadores, o diferencial da campanha foi justamente escancarar o uso da tecnologia, deixando claro que os personagens não eram reais e, por isso mesmo, não poderiam aproveitar as condições exclusivas do evento.

 

A abordagem, claro, despertou curiosidade, empatia e engajamento, conectando o público com o tema do momento: o avanço das IAs e seus impactos na comunicação.

 

“O uso da IA foi pensado para gerar conversa e associar o evento a uma temática atual, mas sem tentar enganar. A sacada foi justamente dizer que a IA estava ali, que aqueles personagens não eram reais — e, portanto, não poderiam aproveitar as oportunidades. Só quem é real pode. Só quem é real pode aproveitar os descontos e condições de financiamento reais no ‘Feirão Duelo dos Seminovos’”, explicou Cleiton Ramos, diretor de criação da Pé-Quente Publicidade.

 

O “Feirão Duelo dos Seminovos” é realizado pela Associação dos Revendedores de Veículos do Estado da Bahia (Assoveba) em parceria com a agência Pé-Quente Publicidade.

 

O evento é considerado um dos maiores do setor no Brasil, reunindo dezenas de revendas multimarcas, oportunidades únicas de compra e condições especiais de financiamento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você