20 outubro, 2025
segunda-feira, 20 outubro, 2025

Metrô-DF testará autenticação biométrica de passageiros. Entenda

Compartilhe

Metrô-DF

Imagine um futuro onde você pode acessar o metrô simplesmente colocando a palma da mão em um leitor, sem a necessidade de cartões ou documentos. Essa realidade está se aproximando no Distrito Federal, onde a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) testará a inovadora tecnologia de autenticação biométrica. A experiência piloto ocorrerá nas estações Águas Claras e Concessionárias, trazendo uma nova forma de interação com o transporte público.

A princípio, o foco está em grupos prioritários: idosos, bombeiros e policiais militares. Esses usuários poderão utilizar a tecnologia para acessar gratuitamente o metrô, simplificando suas viagens. O cadastramento ocorre desde 1º de setembro e é simples, podendo ser feito nas próprias estações. Após um rápido registro, onde a palma da mão é escaneada, o passageiro estará pronto para dispor dessa nova ferramenta.

O Metrô-DF se destaca como pioneiro nessa implementação no Brasil, buscando validar a eficácia e a funcionalidade da biometria em um ambiente real. Essa iniciativa não apenas promete otimizar o fluxo de usuários, mas também transformar a maneira como as pessoas interagem com o sistema de transporte.

Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, ressalta que essa fase de testes pode abrir portas para futuras implementações que garantam ainda mais comodidade e rapidez no acesso aos serviços. O que você acha dessa inovação? Deixe seu comentário e compartilhe suas expectativas sobre o transporte público do futuro!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você