18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Compartilhe

Imagem relacionada

O cenário político brasileiro se intensifica com a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que prorrogou por mais 60 dias o inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado. O pedido, feito pela Polícia Federal, visa aprofundar as investigações em torno dos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.

Essa investigação surgiu a partir de um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, em maio. O foco é a suposta atuação de Eduardo para incitar o governo dos Estados Unidos a tomar medidas contra Moraes, que exerce um papel chave no desenrolar do caso envolvendo a chamada “trama golpista” e também no inquérito das fake news.

Em meio a este contexto tenso, em março deste ano, Eduardo optou por se afastar do mandato por 122 dias e se mudar para os Estados Unidos. Essa decisão foi motivada pelo receio de uma possível prisão, alegando sofrer “perseguição política”.

Recentemente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu Jair Bolsonaro nas redes sociais, criticando o julgamento do ex-presidente pelo Supremo. Trump usou expressões fortes ao afirmar que “estarei assistindo muito de perto à caça às bruxas”. Essa declaração provocou uma resposta contundente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reafirmou a soberania do Brasil e a resistência a interferências externas.

Esse episódio revela não só a complexidade da política brasileira, mas também a atenção internacional que o caso atrai. O que você pensa sobre a situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você