17 julho, 2025
quinta-feira, 17 julho, 2025

Mortes de motociclistas no trânsito têm redução de 37% no primeiro semestre em Salvador

Compartilhe

Em Salvador, houve um marco significativo na segurança viária durante os seis primeiros meses deste ano. A Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador) registrou uma redução impressionante de 37% no número de mortes de motociclistas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2025, foram constatados 22 óbitos entre os condutores de motos, uma queda drástica em relação aos 35 acidentes fatais em 2024.

Esse avanço reflete um panorama geral de segurança no trânsito. Considerando todos os tipos de acidentes, a cidade observou uma queda de 19% nas vítimas fatais, passando de 75 mortes em 2024 para 61 este ano. As mortes de condutores de automóveis também tiveram uma diminuição, com apenas 3 registros neste ano, em comparação a 4 no ano anterior. Mesmo os ciclistas viram uma melhoria, com a morte de apenas 1 ciclista em 2025.

Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador, expressou satisfação com os números, mas fez um apelo à população. “Cada vida preservada é um sinal de que estamos avançando na segurança viária. Porém, precisamos continuar nossos esforços e contar com a colaboração de todos. Respeitar as regras de trânsito é fundamental para construirmos um ambiente mais seguro”, afirmou.

Para alcançar essas estatísticas, a Transalvador tem adotado uma série de iniciativas. Este ano, foram implementadas a primeira motofaixa da cidade na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) e intensificadas ações educativas, como a distribuição de materiais informativos e rodas de conversa. Durante o Maio Amarelo, uma campanha robusta focada nos motociclistas foi lançada em várias mídias, incluindo TV e outdoors.

Além disso, a fiscalização tem sido aprimorada com o uso de videomonitoramento e ações presenciais, barrando condutores que operam motos de maneira irregular. A reestruturação viária também é uma prioridade, com a criação de medidas que impedem conversões impróprias, reforçando a segurança nas vias.

Este esforço conjunto visa cumprir o compromisso de Salvador com a ONU, que busca reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030. Brito destaca que, apesar do aumento na frota de veículos, especialmente motos, cada um de nós deve se conscientizar da importância de um trânsito seguro. “No trânsito, somos responsáveis pelas vidas dos outros. Medidas simples podem ter um grande impacto”, conclui.

Atualmente, Salvador abriga mais de 1,15 milhão de veículos e motos, com a frota de motos emplacadas crescendo 38,5% nos últimos cinco anos, passando de 160.792 em 2020 para 222.653 em 2025. Este aumento sublinha a necessidade de um compromisso contínuo com a segurança nas vias.

O que você acha dessa redução nas mortes de motociclistas? Compartilhe suas opiniões e sugestões sobre como podemos continuar a melhorar a segurança no trânsito em Salvador!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você