
Em um cenário político desafiador, Hugo Motta, o presidente da Câmara dos Deputados, teceu críticas construtivas nesta última terça-feira (21/10). Ele destacou a urgência de o governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrentar o “problema fiscal” que aflige o Brasil. Para Motta, é essencial que esse entrave seja resolvido antes da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.
“Votar a LDO sem solucionar essa questão só aumentará a necessidade de ajustes posteriores”, alertou Motta após a sessão da Câmara. Esse posicionamento reflete uma preocupação com a saúde financeira do país e a necessidade de um planejamento orçamentário consistente.
O deputado revelou que teve uma conversa produtiva com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre os próximos passos do governo em relação aos projetos que visam substituir a Medida Provisória do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Essa medida foi rejeitada pelos deputados no dia 8 de outubro, levando o governo a buscar novas fontes de arrecadação para viabilizar o orçamento de 2026, que já contava com as previsões da MP.
Entre as sugestões que estavam na MP, estavam a tributação de plataformas de apostas, a taxação de fintechs e a revisão de títulos isentos, como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Apesar da derrubada da proposta, Haddad apontou que muitos pontos eram amplamente aceitos entre os parlamentares, e isso levanta questionamentos sobre o que será apresentado ao Congresso futuramente como alternativa.
O cenário atual exige agilidade e criatividade na arrecadação fiscal. E você, o que pensa sobre as propostas para substituir a MP do IOF? Deixe sua opinião nos comentários! Vamos discutir juntos sobre o futuro fiscal do Brasil.