
Em um movimento decisivo em prol da segurança viária, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) anunciou a abertura de um procedimento administrativo nesta quinta-feira, 31 de julho. O intuito é investigar como tanto o governo estadual quanto a Prefeitura de São Paulo estão abordando a questão da segurança no tráfego, especialmente no que diz respeito aos motociclistas.
Este procedimento, assinado pelo promotor de Justiça Wilson Taffner, busca identificar e implementar estratégias que consigam atenuar os alarmantes índices de acidentes envolvendo motos. O promotor requisitou informações aos órgãos competentes sobre campanhas de educação no trânsito, fiscalização, dados estatísticos dos últimos dois anos sobre acidentes com motociclistas e estudos que visem a melhoria da infraestrutura viária.
“É absolutamente alarmante o número de jovens que perdem a vida ou sofrem graves sequelas em acidentes de moto na cidade. Nosso objetivo é levantar dados, analisar estudos e acompanhar as iniciativas do poder público para estabelecer medidas preventivas e educativas que possam combater essa tragédia”, enfatizou Taffner.
O aumento significativo no número de acidentes foi o que impulsionou a criação do PAA. Relatórios de organizações da sociedade civil e estatísticas preliminares de órgãos públicos revelaram dados perturbadores.
- Em 2021, a Rede Lucy Montoro indicou que 89% dos atendimentos diretos foram para motociclistas homens entre 18 e 30 anos.
- Desse total, 59% dos atendidos se tornaram pessoas com deficiência, com 40% enfrentando paraplegia ou tetraplegia devido a lesões na medula, e 19% sofrendo amputações.
- Resultados do Detran-SP apontam que, só no primeiro semestre de 2025, houve um recorde de acidentes que culminaram em 1.329 mortes, o que significa mais de sete óbitos por dia e um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior.
Wilson Taffner reforçou o papel do Ministério Público: “Temos o dever de acompanhar e exigir ações do poder público frente a uma política de segurança viária que tem se mostrado insatisfatória diante de cifras tão alarmantes”.
Segundo o promotor, entre 2020 e 2024, o número de acidentes com motos foi aproximadamente o dobro dos que envolviam outros veículos, o que gera uma pressão considerável sobre os serviços de recuperação e reabilitação, aumentando os custos públicos com órteses, próteses e recursos auxiliares.
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