Presidente dos Estados Unidos apresentou nesta segunda um plano de paz para o território palestino e disse que conta com o aval do governo israelense
Photo by Jim WATSON / AFP
Presidente dos EUA, Donald Trump, ouve o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (fora do quadro) durante uma coletiva de imprensa conjunta no Salão de Jantar de Estado da Casa Branca, em Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29) que Israel poderá contar com seu “apoio total” se o Hamas rejeitar seu plano de paz para Gaza, em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Israel se retirará “por etapas” de Gaza se o acordo for implementado, acrescentou o presidente diante dos jornalistas. Trump apresentou nesta segunda um plano de paz para Gaza e disse que Israel aprovou.
“O plano que apresentamos hoje está focado em acabar com a guerra imediatamente, resgatar todos os nossos reféns e criar condições para a segurança israelense duradoura e o sucesso palestino”, declarou Trump em entrevista. “Hoje é dia um dia histórico para paz”, complementou, informando que os moradores de Gaza não serão deslocados à força e ele vai liderar um comitê de transição, de acordo com o plano de paz para esse território palestino.
Apoio seu plano para pôr fim à guerra em Gaza, que satisfaz nossos objetivos bélicos, [que] trará de volta a Israel todos os nossos reféns, desmantelará as capacidades militares do Hamas, colocará fim a seu governo político e garantirá que Gaza nunca volte a representar uma ameaça para Israel”, declarou Netanyahu em coletiva de imprensa ao lado de Trump.
*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula