O autor de novelas Manoel Carlos fez uma nova aparição pública em uma foto publicada pela filha, a atriz Júlia Almeida, nas redes sociais. Na publicação, a artista fala das “pequenas alegrias” do cotidiano. O novelista, que tem 92 anos, sofre de Mal de Parkinson e chegou a ser internado no começo do ano.
Publicação nas redes
Na imagem publicada nesta terça-feira (29/4), o autor, que criou novelas de sucesso da TV Globo como Mulheres Apaixonadas, Laços de Família e Por Amor, aparece ao lado da filha enquanto planta uma muda de árvore em um vaso.
“Como você lida com as pausas? Pausar não é se afastar. É voltar pro corpo, pro que é simples, pro que já está aqui. Tem dias em que tudo o que eu precisava já estava ao meu redor — só faltava perceber”, escreveu Júlia Almeida na legenda da postagem.
Ela seguiu, falando das pequenas alegrias cotidianas. “As pequenas alegrias — um café sem pressa, uma conversa sincera, a luz entrando pela janela, os cães dormindo perto — me lembram que a abundância não está no volume, mas na presença”, disse.
1 de 6
Julia Almeida e Manoel Carlos em nova postagem
Reprodução
2 de 6
Manoel Carlos teve piora no quadro de saúde
Globo/Divulgação
3 de 6
Manoel Carlos e Júlia Almeida
Reprodução
4 de 6
Manoel Carlos
Reprodução
5 de 6
Manoel Carlos
Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação
6 de 6
Manoel Carlos é autor de vários sucessos
Manoel Carlos se aposentou das novelas em 2014 e, desde então, vive recluso em seu apartamento, localizado no Leblon, no Rio de Janeiro. Em janeiro, após a internação do pai, Júlia Almeida gravou um vídeo detalhando o problema de saúde do pai.
“Manoel Carlos sofre de Mal de Parkinson, que é uma doença degenerativa, não é incomum, mas cada um passa pelo seu processo”, iniciou ela. Segundo Júlia, no final de dezembro de 2024, Manoel Carlos passou por uma cirurgia e vem recebendo cuidados de uma equipe médica especializada.
Ela também explicou que a escolha pelo recolhimento foi uma decisão do próprio autor. “Ele não é uma pessoa de grandes saídas, de falar, de fofoca, sempre foi discreto. E é assim que vou manter. É minha prioridade lidar com isso da maneira mais respeitosa possível.”