19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Saiba o que significa chave dada por Trump a Elon Musk em despedida

Compartilhe

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, que sai da liderança do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), estiveram no Salão Oval da Casa Branca para a despedida do sul-africano do governo. Durante o encontro, o presidente entregou uma chave a Elon Musk — um gesto incomum para presidentes norte-americanos.

Durante a entrega do objeto, Trump afirmou que o presente só é dado por ele a “pessoas muito especiais”. A peça dourada estava dentro de uma caixa de madeira com o selo da Casa Branca. O objeto tem acabamento metálico reluzente dourado, como se pertencesse a uma caixa-forte ou a uma porta cerimonial. A peça não traz nenhuma inscrição visível, como nomes ou datas.

Tradicionalmente, presentes simbólicos como esse representam honra, confiança e gratidão. Ao dizer que o presente é dado a “pessoas muito especiais”, Trump relacionou a Musk a imagem de alguém que, na visão dele, prestou um serviço relevante ao governo ou ao país. O gesto também reforça a aliança política entre os dois e sugere que, mesmo fora do gabinete, Musk continua com acesso privilegiado aos bastidores do poder.

A entrega de uma chave simbólica por um presidente dos Estados Unidos não é uma prática comum no alto escalão do governo federal, muito menos no Salão Oval e a uma figura privada como Elon Musk. O gesto é incomum na história presidencial dos Estados Unidos, nem Trump entregou o objeto a qualquer outra pessoa, nem mesmo durante seu primeiro mandato presidencial.

Atuação de Musk no governo

Donald Trump e Elon Musk falaram com a imprensa durante o encontro sobre a atuação do bilionário nos 130 dias que participou do governo.

Apesar das discordâncias recentes, Trump afirmou que Musk “trabalhou incansavelmente” para ajudar a liderar “o programa de reforma governamental mais abrangente e consequente em gerações”.

Para o presidente, o bilionário promoveu uma “mudança colossal” na forma como Washington faz as coisas.

De acordo com Trump, a saída de Musk do Doge não é permanente, e ele pode, sim, voltar em algum momento para liderança do gabinete. “Não há ninguém como ele. Ele é um patriota incrível”, destacou.

1 de 3

Musk usa camisa “The Dogefather” durante coletiva com o presidente Donald Trump na Casa Branca

Reprodução

2 de 3

Coletiva de Donald Trump e Elon Musk na Casa Branca

Reprodução

3 de 3

Trump entrega chave para Musk

Reprodução

O bilionário nasceu em Pretória, na África do Sul, e se naturalizou norte-americano.

Em sua fala, Musk afirmou que as economias feitas por seu departamento foram “fantásticas”. Ele se comprometeu a continuar sendo um conselheiro do governo e agradeceu ao presidente pela oportunidade.

Musk usou uma camiseta escrita “The Dogefather”, um trocadilho entre o filme O Poderoso Chefão e o Departamento de Eficiência Governamental (Doge).

O bilionário da tecnologia anunciou na quarta-feira (28/5) que a função dele no governo Trump “chegou ao fim”. Musk supervisionou o polêmico Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), que fez diversos cortes na força de trabalho federal como parte dos esforços para reduzir drasticamente os gastos públicos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você