5 setembro, 2025
sexta-feira, 5 setembro, 2025

APRATEF e Entidades Militares exigem reestruturação da Carreira e Inclusão de Reservistas na Lei Orgânica

Compartilhe

No dia 2 de julho de 2025, um domingo que coincide com a celebração da Independência da Bahia, as vozes de centenas de policiais militares e bombeiros ressoaram no Largo da Soledade, em Salvador. A Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas (APRATEF), unida à Federação das Entidades dos Militares Estaduais da Bahia (FEMEB) e diversas outras associações, organizou uma manifestação significativa. O objetivo? Clamar pela valorização da categoria e pela implementação justa da Lei Orgânica que rege as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares.

Representando a APRATEF, o presidente, Sargento PM Demóstenes Ferreira, juntamente com o Diretor Social, Cabo PM Ronaldo Araújo, sublinhou a urgência de transformar a nova Lei Orgânica em um marco histórico de justiça. Eles se uniram a líderes de outras entidades, como a APPM e a Força Invicta, para enfatizar que a regulamentação deve corrigir distorções recorrentes e restaurar direitos que foram perdidos ao longo dos anos, revertendo a desvalorização que tem afetado a carreira militar na Bahia.

O clamor pela reestruturação não se limita a beneficiar os profissionais em atividade. A inclusão dos reservistas nesse processo é vital. As associações exigem uma valorização que respeite e reconheça aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço militar, contribuindo para a segurança pública do estado.

Entre as principais demandas das entidades, destaca-se a efetivação do escalonamento vertical, essencial para a melhoria salarial dos servidores. Além disso, a promoção correta é uma exigência legítima que simboliza a ascensão e o reconhecimento dos profissionais dentro da carreira.

Sargento PM Demóstenes Ferreira destacou: “A FEMEB é a voz unificada das associações militares que lutam por justiça na aplicação da Lei Orgânica. Não estamos aqui para se opor, mas para construir juntos uma defesa robusta para a categoria e para a sociedade baiana.”

A APRATEF se mantém firme e determinada, perseguindo avanços concretos para todos os militares estaduais da Bahia, incluindo ativos, reservistas e pensionistas. Essa é uma luta que nos une e que merece ser reforçada por todos. A sua voz pode fazer a diferença. O que você pensa sobre essa luta pela valorização? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você