Em uma decisão que pode transformar a segurança pública na cidade, a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aprovou por unanimidade, no dia 19 de agosto, um anteprojeto de lei que visa a criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A proposta, elaborada pelos vereadores Joris de Gel (União) e Wemerson Sales (PDT), segue agora para apreciação do prefeito Dr. Marcelo Belitardo.
Esse projeto ambicioso tem como objetivo modernizar a Guarda Municipal, transformando-a em uma força armada com atuação ostensiva. Com a implementação da ROMU, espera-se um apoio efetivo às polícias Militar e Civil, atuando em áreas mais distantes e nos distritos, como Santo Antônio, Duque de Caxias, Vila Marinha, Jardim Novo e Cachoeira do Mato, sem sobrepor as funções já existentes.
A Guarda Municipal já conta com parte de seu efetivo armado e viaturas que potencializam a segurança local. Além disso, os agentes passaram por rigorosos treinamentos em parceria com a Guarda Municipal de Salvador e a elite da Polícia Militar da Bahia, a Rondesp Extremo Sul.
Com a criação da ROMU, Teixeira de Freitas teria um importante aliado no combate à violência, fortalecendo as ações policiais e promovendo uma sensação de maior segurança para todos os cidadãos.
E você, o que acha dessa iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários!