
Uma ofensiva coordenada contra o crime organizado ganhou força nesta terça-feira (28), com a deflagração da Operação K9, que mobilizou o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Polícia Civil da Bahia no município de Itabela. A ação integra uma estratégia nacional conduzida pelo Gaeco de Minas Gerais, com apoio das forças de segurança em cinco estados.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão, dentro de uma investigação robusta que mira uma organização criminosa estruturada, com atuação interestadual no tráfico de drogas. Segundo apurações, o grupo operava com divisão de tarefas, rotas logísticas definidas e mecanismos sofisticados para transporte e armazenamento de entorpecentes, além de utilizar empresas de fachada para lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que a organização movimentava grandes carregamentos de drogas oriundos do Mato Grosso do Sul com destino ao Vale do Aço (MG) e outras regiões, consolidando uma rede criminosa de alto alcance. O principal alvo, conhecido pelo codinome “K9”, teria ligação com facção de atuação nacional, sendo peça-chave na engrenagem do esquema ilícito.
Com uso de inteligência policial e técnicas como ações controladas, os investigadores conseguiram mapear toda a estrutura do grupo, desde operadores logísticos até lideranças. Como medida estratégica, houve ainda o bloqueio de contas bancárias e ativos vinculados aos suspeitos e a empresas utilizadas para ocultação de recursos ilegais.
Os indivíduos investigados poderão responder por tráfico de drogas, associação ao tráfico, organização criminosa, lavagem de capitais e homicídio, reforçando a gravidade do caso e o impacto social das atividades ilícitas desarticuladas.