2 setembro, 2025
terça-feira, 2 setembro, 2025

Bloqueio na BR-101 já dura mais de 30 horas: tensão cresce entre indígenas e forças federais

Compartilhe

Já são mais de 30 horas de bloqueio total na BR-101, entre os municípios de Itamaraju e Itabela, promovido por indígenas Pataxós em protesto pela prisão de um cacique e em defesa da pauta sobre o Marco Temporal, que trata da demarcação de terras indígenas no país. A ação visa também pressionar ogoverno federalpor segurança e diálogo diante dos crescentes conflitos na região.

O bloqueio ocorre nas proximidades do Parque Nacional do Descobrimento, uma área de preservação ambiental sob responsabilidade do Governo Federal. A situação se agravou durante a tarde de segunda-feira (07), quando uma caminhoneira capixaba tentou furar a barreira, foi cercada, obrigada a descer e teve o veículo depredado e incendiado.

Ônibus lotados de passageiros permanecem retidos sob o frio da madrugada, sem previsão de liberação da via. O protesto causa um extenso congestionamento de veículos e gera tensão entre os manifestantes e as forças de segurança, compostas por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guarnições da 43ª CIPM.

Há expectativa de que, nas próximas horas, ocorra uma operação de reintegração de posse, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que poderá forçar a desocupação do trecho bloqueado.

Até o fechamento desta matéria, não havia previsão para o fim do protesto, e o clima é de incerteza e tensão. O episódio escancara o conflito entre os direitos indígenas e o poder público, em meio a um cenário de reivindicações históricas, impasses políticos e riscos iminentes de confronto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você