Na madrugada deste domingo (14 de setembro), guarnições da 5ª Companhia do 8° Batalhão da Polícia Militar, da CIPE Mata Atlântica e da CIPE Sudoeste desencadearam uma ação que terminou em confronto armado, mortes e apreensão de drogas e armas no distrito de Barrolândia, município de Belmonte.
Durante a Operação Dominus Areae, policiais foram surpreendidos por disparos vindos de um veículo branco. A resposta foi imediata e deu início a uma intensa perseguição. O carro só parou após ter o pneu furado, momento em que os criminosos abandonaram o veículo e continuaram os disparos contra a guarnição.
Um dos suspeitos conseguiu fugir pela mata, mas dois foram encontrados feridos com armas em mãos. Eles chegaram a ser socorridos ao Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas, em Belmonte, mas não resistiram.
Na ação, foram apreendidos:
-
1 pistola Springfield 9mm com numeração suprimida;
-
1 revólver Taurus calibre .38;
-
11 munições, sendo seis intactas e cinco deflagradas;
-
3 celulares;
-
cocaína, ecstasy e maconha.
Todo o material foi apresentado à delegacia de Belmonte, reforçando mais um capítulo da disputa entre o crime organizado e a força do Estado. O episódio expõe o nível de enfrentamento nas regiões do extremo sul baiano e levanta o debate sobre o avanço das facções e o papel da repressão policial.