Com base nos dados oficiais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul registrou uma redução de 8,33% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) nas unidades operacionais que integram a Área Integrada de Segurança Pública 55 (AISP/55), no comparativo entre o primeiro semestre de 2025 e o mesmo período de 2024.
Esse avanço é resultado de uma atuação firme, estratégica e integrada, envolvendo o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Polícia Federal, a Polícia Civil e os diversos órgãos que compõem o sistema de justiça criminal. Mesmo diante de um cenário desafiador, com episódio de fuga em unidade prisional, além dos conflitos fundiários envolvendo produtores rurais e povos originários, as forças de segurança têm respondido com inteligência, técnica e presença qualificada.
As unidades operacionais da AISP 55 que alcançaram redução nos índices de CVLI foram:
43ª CIPM (Itamaraju): -43,8%;
89ª CIPM (Mucuri): -26,3%;
44ª CIPM (Medeiros Neto): -12,5%;
87ª CIPM (Teixeira de Freitas): -3,2%;
Adicionalmente, o 8º Batalhão de Polícia Militar (Porto Seguro), pertencente à AISP 35, que como um todo registrou aumento, obteve redução de 4,4%, reafirmando o compromisso da unidade com a redução da violência em um dos principais destinos turísticos do país.
Os resultados alcançados refletem o comprometimento da tropa, o fortalecimento das ações de policiamento ostensivo e o investimento contínuo em inteligência, prevenção e cooperação interinstitucional. O CPR-ES permanece atuando com firmeza, responsabilidade e sensibilidade diante das complexidades do território que compreende.
PMBA, uma Forca a serviço do cidadão!