18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Líder de facção criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Compartilhe

Nesta terça-feira (21) de janeiro, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia – FICCO/BA, em conjunto com a Polícia Federal em Minas Gerais e a Polícia Militar de Minas Gerais, deflagraram a operação Eirene Um, com o objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, no município de Extrema/MG. Os mandados foram expedidos pela justiça baiana.

As apurações criminais afirmam que o preso é liderança negativa de facção criminosa atuante na região do município de Jequié, sudoeste do estado da Bahia. Sendo o responsável por diversas ordens de ataques violentos a rivais e a bairros da cidade, o que provocou escalada da violência na população local.     

O preso irá responder pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio e organização criminosa. Se condenado pela prática dos crimes, as penas somadas podem chegar a 70 anos de reclusão.

O criminoso passava despercebido pela população local, na cidade mineira, vivendo uma rotina de empresário. Mesmo morando em outro estado, fora da área de conflito das facções, o criminoso continuava a comandar o tráfico de drogas, negociar armas de fogo e auferir lucro com os crimes praticados. Atuava com extrema violência, principalmente para manter sua hierarquia na facção. 

“As investigações revelaram que Paulo José dos Santos Pereira, conhecido como Paulo TG, era um dos principais aliados de uma facção paulista e atuava com extrema violência, ordenando invasões de territórios e assassinatos de rivais,” explicou o delegado federal Eduardo Badaró, coordenador da FICCO Bahia.

As investigações tiveram a participação de equipes da FICCO/BA, do 19º BPM/BA, da Delegacia da PF em Varginha/MG e do 59° BPM/MG. As diligências continuam para identificar e responsabilizar penalmente outros integrantes do grupo criminoso.

A FICCO/BA é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Penal da Bahia, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você