Na manhã da última segunda-feira (04/08), o 8º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) divulgou os dados da produtividade operacional referente ao mês de julho de 2025. A apresentação, feita durante reunião interna, trouxe à tona números que refletem o impacto direto das ações policiais nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, incluindo seus distritos.
De acordo com informações extraídas do Sistema de Gestão Policial (SIGESPOL), sob coordenação da Coordenação de Planejamento Operacional (CPO), a PMBA realizou a apreensão de 14 armas de fogo de variados calibres e a recuperação de 17 veículos com restrição de furto ou roubo.
Além disso, foram registradas:
-
63 ocorrências relacionadas ao tráfico e consumo de drogas,
-
05 mandados de prisão cumpridos, e
-
27 pessoas conduzidas em flagrante delito.
Os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) — que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte — também apresentaram quedas significativas.
Em Santa Cruz Cabrália, os CVLIs caíram 50% em julho, com apenas 01 registro em 2025, contra 02 casos no mesmo período de 2024.
Já em Porto Seguro, o acumulado de janeiro a julho mostra uma redução de 3%, passando de 37 ocorrências em 2024 para 36 em 2025.
Os dados reforçam o comprometimento da PMBA na prevenção e repressão à criminalidade, demonstrando que a ação ostensiva planejada é capaz de salvar vidas, recuperar bens e devolver à sociedade a sensação de segurança.